segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Roald Dahl (1916-1990)


Roald Dahl nasceu no dia 13 de setembro de 1916 em Llandaff, no País de Gales, de pais noruegueses, Harald Dahl e Sofie Magdalene Hesselberg de Dahl. Em 1920, quando Roald tinha três anos, sua irmã de sete, Astri Dahl, morreu de apendicite. Poucas semanas mais tarde, seu pai Harald também morreu, vítima de uma pneumonia, aos 57 anos. Apesar da viuvez, sua mãe preferiu manter a família na Grã Bretanha a retornar à Noruega para viver com seus parentes, para realizar o desejo de seu marido de que os filhos não estudassem em escolas inglesas. Roald cursou a Escola da Catedral de Llandaff, onde foi retirado aos oito anos. E aos nove foi enviado à Sant Peter’s School um colégio particular na cidade costeira de Weston-super-Mare, onde permaneceu de 1923 até 1929. A partir dos treze anos, foi educado na Repton School, em Derbyshire, onde foi ajudante de um prefeito, se converteu no capitão da equipe escolar defives e desenvolveu seu interesse na fotografia. Durante seus anos em Repton, Cadbury, uma fábrica de chocolate, ocasionalmente enviava caixas de seus novos produtos à escola para que fossem provados pelos alunos. Dahl costumava sonhar em inventar uma nova barra de chocolate que seria o assombro do senhor Cadbury, o que o serviu como inspiração para escrever seu segundo livro para crianças, Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate. Ao longo de sua infância e adolescência, passou suas férias de verão na Noruega. Sua infância é o tema de seu livro autobiográfico Boy: Tales of Childhood. 

            Começou a escrever em 1942, quando foi transferido para Washington, DC como Adido Militar Aéreo, depois de fazer várias aulas de pilotagem anos atrás. Seu primeiro trabalho publicado, que apareceu na edição do Saturday Evening Post do dia 1 de agosto de 1942, foi um conto chamado Shot Down Over Lybia ("abatido na Líbia"), descrevendo seu acidente com o Gloster Gladiator. O título original em inglês era A piece of cake, mas foi mudado para efeito dramático, apesar de o acidente não ter tido nada a ver com a ação inimiga.

            Dahl se casou com a atriz americana Patricia Neal no dia 2 de julho de 1953 na Trinity Church, em Nova Iorque. Seu casamento durou 30 anos e tiveram cinco filhos: Olivia (que morreu de sarampo encefalite em 1962, aos sete anos), Tessa, Theo, Ophelia, e Lucy.


            Roald Dahl morreu em novembro de 1990, aos 74 anos, de uma doença sanguínea rara, em sua casa, Gipsy House, em Great Missenden, Buckinghamshire, e foi enterrado no cemitério na igreja paroquial de São Pedro e Paulo. Em sua honra, a Roald Dahl Children's Gallery foi aberta num museu em Aylesbury.


Referências Bibliográficas: 

Bruna Shimura n°06 9F

Nenhum comentário:

Postar um comentário