segunda-feira, 24 de outubro de 2011

FILME: A Fantástica Fábrica de Chocolate


“Charlie and the Chocolate Factory”, nome original do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, foi dirigido por Tim Burton, em 2005, com Johnny Depp no papel de Willy Wonka. A história baseia-se no livro “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, do escritor Roald Dahl, publicado em 1964.

SINOPSE:

Charlie é um garoto pobre que vive com seus pais e avós numa pequena casa, perto da Fantástica Fábrica de Chocolates, do Willy Wonka. Ele adora chocolate, mas só ganha uma Barra Wonka uma vez por ano, em seu aniversário.
Certa vez, Willy Wonka lançou uma promoção: em cinco de suas Barras Wonka, havia convites dourados, que davam a quem os achasse o direito de passar um dia visitando a fábrica.
A primeira criança a encontrar o Convite Dourado foi Augustus Gloop, um menino que só come chocolate. A segunda pessoa foi Veruca Salt, que sempre consegue o que quer. A terceira ganhadora foi Violet Beauregarde, que tem entre seus hábitos mascar chiclete o tempo todo. Depois Mike Teavee, que é viciado em televisão e videogames, raqueou o sistema da fábrica e conseguiu o quarto convite. Charlie encontrou o último.
Na Fábrica de Chocolate de Wonka, os garotos conhecem Willy Wonka e seus empregados, os Oompa-Loompas. Durante a visita, cada um dos garotos recebe um castigo, e uma música, composta pelos Oompa Loompas. O primeiro a ir embora é Augustus Gloop, num acidente na sala do chocolate. A segunda é Violet Beauregarde, num acidente na sala de invenções. A terceira é Veruca Salt na sala de nozes. O quarto é Mike Teavee na sala de televisão. Sobrando somente Charlie, que ganhou a Fábrica, mas a recusou, já que não poderia levar sua família.
Ele ajudou Willy Wonka a resolver os problemas com seu pai, o Dr. Wilbur Wonka. No fim, Charlie ganhou a Fábrica de Chocolate e Willy Wonka, uma família.

Trailer:


http://www.google.com.br/search?pq=afantasticafabricadechocolates&hl=pt-BR&sugexp=kjrmc&cp=24&gs_id=o&xhr=t&q=a+fantastica+fabrica+de+chocolates&rlz=1C1GGGE_pt-BRBR410BR410&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1440&bih=809&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi

Beatriz Nascimento n°03 9F

LIVRO: A Fantástica Fábrica de Chocolate


O livro conta a história de Charlie Bucket, um garoto que vivia com seus quatro avós e seus pais. Eles eram muito pobres e moravam em uma casinha de madeira, nos arredores de uma cidade grande. Nessa cidade havia uma Fábrica de Chocolate gigante, a maior do mundo. Ela ficou fechada por muito tempo porque Willy Wonka, o dono da fábrica, havia descoberto que alguns funcionários estavam roubando as suas receitas maravilhosas. Porém, depois de um tempo, a fábrica voltou a funcionar, mas nunca mais abriu seus portões, então havia um grande mistério sobre quem eram os funcionários que trabalhavam lá. Até que certo dia, Willy Wonka decidiu colocar cinco cupons dourados em suas barras, dizendo que as cinco crianças que os encontrassem teriam direito de visitar a fábrica por um dia, junto com um ou dois responsáveis seus. Os ganhadores foram Augusto Glupe, um menino guloso, Veroca Sal, uma menina mimada, Violeta Chataclete, uma menina que mascava chiclete o tempo inteiro, Miguel Tevel, um menino que só assistia à televisão, e Charlie Bucket. Então eles visitaram a fábrica, descobriram que os funcionários eram na verdade umpa-lumpas, e no final, Willy Wonka disse a Charlie que lhe daria a fábrica quando ele tivesse idade para administrá-la sozinho. 


Referências Bibliográficas: livro A Fantástica Fábrica de Chocolate de Roald Dahl, editora Martins fontes.

Luisa Fernanda n°21 9F

Roald Dahl (1916-1990)


Roald Dahl nasceu no dia 13 de setembro de 1916 em Llandaff, no País de Gales, de pais noruegueses, Harald Dahl e Sofie Magdalene Hesselberg de Dahl. Em 1920, quando Roald tinha três anos, sua irmã de sete, Astri Dahl, morreu de apendicite. Poucas semanas mais tarde, seu pai Harald também morreu, vítima de uma pneumonia, aos 57 anos. Apesar da viuvez, sua mãe preferiu manter a família na Grã Bretanha a retornar à Noruega para viver com seus parentes, para realizar o desejo de seu marido de que os filhos não estudassem em escolas inglesas. Roald cursou a Escola da Catedral de Llandaff, onde foi retirado aos oito anos. E aos nove foi enviado à Sant Peter’s School um colégio particular na cidade costeira de Weston-super-Mare, onde permaneceu de 1923 até 1929. A partir dos treze anos, foi educado na Repton School, em Derbyshire, onde foi ajudante de um prefeito, se converteu no capitão da equipe escolar defives e desenvolveu seu interesse na fotografia. Durante seus anos em Repton, Cadbury, uma fábrica de chocolate, ocasionalmente enviava caixas de seus novos produtos à escola para que fossem provados pelos alunos. Dahl costumava sonhar em inventar uma nova barra de chocolate que seria o assombro do senhor Cadbury, o que o serviu como inspiração para escrever seu segundo livro para crianças, Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate. Ao longo de sua infância e adolescência, passou suas férias de verão na Noruega. Sua infância é o tema de seu livro autobiográfico Boy: Tales of Childhood. 

            Começou a escrever em 1942, quando foi transferido para Washington, DC como Adido Militar Aéreo, depois de fazer várias aulas de pilotagem anos atrás. Seu primeiro trabalho publicado, que apareceu na edição do Saturday Evening Post do dia 1 de agosto de 1942, foi um conto chamado Shot Down Over Lybia ("abatido na Líbia"), descrevendo seu acidente com o Gloster Gladiator. O título original em inglês era A piece of cake, mas foi mudado para efeito dramático, apesar de o acidente não ter tido nada a ver com a ação inimiga.

            Dahl se casou com a atriz americana Patricia Neal no dia 2 de julho de 1953 na Trinity Church, em Nova Iorque. Seu casamento durou 30 anos e tiveram cinco filhos: Olivia (que morreu de sarampo encefalite em 1962, aos sete anos), Tessa, Theo, Ophelia, e Lucy.


            Roald Dahl morreu em novembro de 1990, aos 74 anos, de uma doença sanguínea rara, em sua casa, Gipsy House, em Great Missenden, Buckinghamshire, e foi enterrado no cemitério na igreja paroquial de São Pedro e Paulo. Em sua honra, a Roald Dahl Children's Gallery foi aberta num museu em Aylesbury.


Referências Bibliográficas: 

Bruna Shimura n°06 9F

ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA: A Fantástica Fábrica de Chocolate


“A Fantástica Fábrica de Chocolate” teve duas adaptações para o cinema, uma em 1971, e a mais recente em 2005.
A versão de 1971 teve como diretor Mel Stuart. Willy Wonka foi interpretado por Gene Wilder e Charlie por Peter Ostrum. O filme recebeu boas críticas, mas foi um fracasso de bilheteria. O escritor do livro, Roald Dahl, odiou tanto o filme que não permitiu que a continuação, “Charlie e o Elevador de Vidro”, ou nenhum de seus livros, fossem adaptados para o cinema. O filme de 2005 só foi filmado pois a viúva de Dahl permitiu.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, e foi indicado ao Globo de Ouro com Melhor Ator de Comédia ou Musical para Gene Wilder.
Na adaptação de 2005, o filme foi dirigido por Tim Burton. Willy Wonka foi interpretado por Johnny Depp e Charlie por Freddie Highmore. Foi indicado ao Oscar de Melhor Figurino e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator de Comédia ou Musical para Johnny Depp.
            Entre as duas adaptações, há algumas diferenças. No filme de 1971, Charlie e seu avô tomam a “Bebida Mágica”, porém no filme de 2005, Charlie não faz nada de errado, como no livro.

Referências Bibliográficas: 

Clara Medeiros n°08 9F

Tim Burton

Tumblr_lt0mrozvbr1qa07j5o1_500_large
Timothy William Burton nasceu em 25 de Agosto de 1958 em Burbank na Califórnia, filho de Bill Burton e Jean Erickson.  Burton era uma criança perdida em seus pensamentos além de achar a vida doméstica e a escola difícil. Ele gostava de assistir filmes de terror de segunda categoria e também de ler histórias arrepiantes de Edgar Allan Poe para fugir da realidade. Esta experiência cultural prematura marcou sua produção cinematográfica, cheia de temas macabros e uma atmosfera sombria.
Quando Tim terminou a escola, a Disney concedeu uma bolsa para ele estudar no Instituto das Artes na Califórnia e após concluir seus estudos em Animação, Burton foi contratado pela Walt Disney Pictures como aprendiz de animador.  Logo, fez seu primeiro curta-metragem que se chamava Vincent em homenagem ao seu ator favorito Vicent Price.
Depois, Burton criou outro curta metragem, Frankenweenie, que conta a história de um garoto que consegue ressuscitar seu cachorro. Na época em que produzia seus primeiros curtas teve tempo de criar poemas e imagens que mais tarde deram origens ao filme O Estranho Mundo de Jack.
Tim-burton-b-boy_large
Com sua afinidade em relação ao terror e aliado a comédia, Tim criou Os Fantasmas Se Divertem( Beetlejuice) que se tornou um grande sucesso. Ao longo do começo de sua fama, produziu Batman, de 1989, que depois teria sequência em Batman – O Retorno, em 1992. Ele resolveu fazer antigos projetos fez Edward Mãos de Tesoura, o primeiro de uma série de obras com Johnny Depp como protagonista. Durante um tempo, Burton produziu filmes que pouco renderam, Marte Ataca e Planeta dos Macacos e só melhorou sua carreira após lançar o filme A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Seguiu com sucesso com os filmes Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, A Noiva Cadáver e a refilmagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate.
Tumblr_lbfsfojrhz1qecjsyo1_500_large
Atualmente, Tim Burton é casado com Helena Bonham Carter e tem dois filhos. Burton ganhou um Oscar e um Globo de Ouro por Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da Rua Fleet e seu sucesso mais recente é Alice No País Das Maravilhas.


Filmografia: 


cOMO DIRETOR: 
2010 Alice no País das Maravilhas
2007 Sweeney Todd
2005 Noiva Cadáver | A Fantástica Fabrica de Chocolate
2003 Peixe Grande
2001 Planeta dos Macacos
1999 A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
1996 Marte Ataca!
1994 Ed Wood
1992 Batman, O Retorno
1990 Edward Mãos de Tesoura
1989 Batman
1988 Os Fantasmas se Divertem
1985 Pee-wee's Big Adventure
1985 Frankenweenie
1982 Vincent


COMO PRODUTOR:
2009 "9" A Salvação
1996 James e o Pêssego Gigante
1995 Batman Eternamente
1994 Cabin Boy
1993 O Estranho Mundo de Jack
1982 Luau
1979 Doctor of Doom
1971 The Island of Doctor Agor


Referências Bibliográficas: 
http://timbr.blogspot.com/p/filmografia.html
Natalie Sampaio n°24 9F

Johnny Depp


Tumblr_lsl6ke51a21r26ev7o1_500_large

Nascido em Kentucky, em 9 de junho de 1963, John Christopher Depp II é um ator, diretor e cantor americano, caçula do engenheiro John Christopher Depp e da garçonete Betty Sue Palmer. Mudou-se para a Flórida com 13 anos, quando seus pais se separaram, e aos 15 abandonou a escola para se dedicar a sua carreira musical, que teve seu auge quando seu grupo, The Kids, abriu o show de Iggy Pop. Se tornou ator quando, em uma visita a Los Angeles, sua ex-mulher o apresentou a Nicolas Cage que conseguiu testes para seu primeiro filme: A Hora do Pesadelo. Entre seus filmes, se destacam: Edward Mãos de Tesoura, Sweeney Todd e a saga Piratas do Caribe, sendo que ele alcançou a fama ao participar da série 21 Jump Street. De suas premiações se destacam 3 indicações ao Oscar, 6 mtv movie awards e 2 indicações ao BAFTA. Desde 1998 mora com Vanessa Paradis, com quem tem 2 filhos, Jack e Lily-Rose, em homenagem ao filme Legend de 1985.
Tumblr_lqltnmm9jn1qfprxeo1_500_large

Referências Bibliográficas: http://www.imdb.com/name/nm0000136/bio

Gabriela Balbino n°11 9F

ROTEIRO FÍLMICO: A Fantástica Fábrica de Chocolate


Tema: A Fantástica Fábrica de Chocolate
Duração: 2:30
Sinopse: Willy Wonka dá boas vindas às quatro crianças que passarão o dia em sua fábrica. Veruca Salt e Augustus Gloop dizem seu nome ao dono da fábrica, mas este parece não se importar. Willy Wonka conversa mais um pouco com as crianças e eles seguem em frente. Augustus Gloop pergunta se Charlie queria chocolate, Charlie diz que sim, e Augustus fala “Então você deveria ter trazido”. Depois, aparecem todos nos corredores da fábrica e Willy Wonka diz para não perderem tempo, pois a fábrica é muito grande. Eles entram na SALA DE TV e Willy Wonka explica que ele criou uma máquina que transporta o chocolate para a TV. Mike Teavee fala que irá provar que a máquina também funciona com humanos e entra na TV. Willy Wonka diz para deixarem os oompa-loompas resolverem o problema e eles saem da sala. Depois aparecem os erros de gravação e o final, onde todos passam em frente à câmera.
Título: Fantástica Fábrica de Chocolate
Cenas: Willy Wonka com as quatro crianças na entrada da fábrica, Willy Wonka e as crianças em um corredor da fábrica, todos na sala de TV, erros de gravação, final com todos passando na frente da câmera.
Trilha Sonora: músicas do iMovie & trilha sonora do filme
Storyboard:

Grupo de Estudos 9F